Igreja em Células no Modelo dos 12
Decreto do Eterno para Transformar Vidas:
"Fale o que Deus fala,
pense o que Deus pensa, então verás o seu mundo ser transformado"
O que é Celulas?
O corpo humano é composto por milhares de pequenas unidades que se juntam para formar o corpo como um todo. Essas unidades são chamadas células. Um bebê tem seu início em uma pequena célula no útero da mãe, então ela cresce e se multiplica em duas células. Essas duas células transformam-se em quatro, as quatro em oito, as oito em dezesseis e assim por diante. Uma célula transforma-se em um corpo humano, cheio de vida e maravilhoso!
A célula é um grupo de 3 a 12 pessoas que formam uma comunidade para experimentar o amor de Deus, para crescer no relacionamento com os outros e para alcançar os incrédulos.
Compartilhar nossas vidas com as outras pessoas na presença de Jesus vai nos unir em uma forte malha que não pode ser rompida. A força de um indivíduo não é o único fator determinante para sua caminhada com Deus. O restante da célula apóia cada membro com oração, encorajamento e visão pelos perdidos para mantê-los crescendo em Cristo. A presença de Jesus no centro da reunião é a força do grupo. Ele é o único que pode oferecer o poder e a visão para caminhar uma vida cristã. Quando sua célula se encontra para a edificação, o foco está em experimentar Jesus em cada parte do encontro. Células são tanto para edificação como para evangelismo. Se uma célula não traz visitantes, não cresce e não se multiplica, e se tornará um grupo apenas voltado para o egoísmo, enfadando-se até morrer. Se uma célula não pastorear e edificar as pessoas, não desenvolverá liderança, não formará um caráter aprovado nas pessoas e as pessoas eventualmente cairão em sua caminhada com o Senhor (ou eles irão para algum lugar em que podem ser supridos). O grupo deve focalizar-se tanto em edificar uns aos outros, como investir, orar e alcançar os perdidos.
Diferente do movimento de Igrejas nas casas, as células são parte de um todo. As células não são independentes, mas interdependentes umas das outras. Muitas células se encontram formando uma congregação para terem uma celebração semanal em conjunto. Uma congregação é uma extensão das células e não funciona sem as células. Desse modo, o pastoreio dos membros é feito pelo líder de célula, que é responsável por um grupo de apenas 3 a 12 pessoas, e não pelo pastor da igreja, que pode ser o responsável por centenas ou até milhares de pessoas.
Células
Uma célula de multiplicação é uma reunião semanal formada por alguns membros da igreja local (pode começar com três ou mais pessoas), que se reúnem numa casa, a fim de pregar o Evangelho das Boas Novas. Ouvir de Deus, compartilhar a Palavra, ter comunhão uns com os outros e expandir o Reino. Ela tem um líder que é aquele irmão que já fez ou está fazendo a Escola de Lideres, ou seja, está sendo preparado para dar direção aos outros membros da célula.
Essa reunião deve durar em média uma hora e a cada reunião o líder trará uma dinâmica para colocar em prática os objetivos das células.
Faz parte dos objetivos de uma Célula, ganhar almas para Cristo, cumprindo assim a principal função de cristão. Consolidar cada uma dessas pessoas em Cristo e na Igreja e levar o novo decidido a ter uma transformação real em sua vida.
A Célula é a maior força dentro da Visão. Ela é a força geradora para ganhar almas, é o lugar onde cada cristão tem a possibilidade de começar seu ministério e cumprir seu chamado em Deus. Através das Células podemos entrar em todas as áreas da sociedade sem qualquer preconceito religioso ou barreira denominacional, pois as Células são uma estratégia de penetração, de conquista.
A Visão de Igreja em Células é uma forma de entrar para tomar, ganhar almas, consolidar as almas ganhas fazendo que cada fruto permaneça, porém isso acontece com eficácia através das Células, pois elas são uma estratégia tremenda.
O nome Célula é usado em virtude de seu crescimento ser similar ao das células de um corpo humano em crescimento. Uma criança cresce pela multiplicação constante das células de seu corpo. A falta de crescimento indica que alguma coisa está errada e necessita de correção. Assim uma Igreja também deve ter crescimento pela multiplicação rápida de suas células e só parar de crescer quando estiver madura e pronta para as bodas do Cordeiro, no arrebatamento.